Espaço Limitado? 6 Dicas para Otimizar o seu Apartamento

Publicado em 14/09/2023

Compartilhe:

6 segredos para otimizar seu apartamento com espaço limitado. Ganhe espaço e crie ambientes incríveis! Saiba mais!

Fazer com que o apartamento pareça mais amplo e aconchegante. Esse é um desafio para grande parcela da população, que hoje mora em imóveis de baixa metragem. Por possibilitarem maiores facilidades de aquisição e por demandarem uma menor disponibilidade de área, eles vêm se tornando as opções comercialmente mais viáveis do mercado.

Isso também requer uma adaptação do ponto de vista arquitetônico e decorativo. Há várias soluções criativas para valorizar os espaços disponíveis sem comprometer o conforto e a funcionalidade.

Por isso, separamos algumas dicas que certamente serão muito úteis na hora de planejar a disposição de móveis e objetos dentro da sua casa. Confira.

1 – Invista em móveis multifuncionais

Os móveis com mais de uma função são muito práticos e ajudam a economizar espaço. Camas, mesas ou sofás-baús, por exemplo, trazem de bônus um espaço de armazenamento.

Já o rack do quarto pode servir como mesa para trabalhar ou estudar, ou mesmo ter uma penteadeira embutida. Até as mesas de cabeceira podem ter um nicho especial para o seu pet.

Os móveis planejados se prestam muito bem para colocar esses tipos de ideia em prática, adaptando os modelos às suas necessidades e garantindo que terão o tamanho adequado.

2 – Mantenha a organização e um fluxo de circulação eficiente

Manter a casa limpa e organizada não é só uma questão de higiene e bem-estar, mas também de funcionalidade.

Retirar móveis e objetos que possam obstruir a circulação é essencial, principalmente nos apartamentos de menor metragem, proporcionando um clima aconchegante e relaxante, o que reflete, inclusive, no seu humor. Itens espalhados pelos cômodos atrapalham a passagem e criam uma sensação de ambiente reduzido.

Uma medida importante para manter a casa sempre organizada é ter espaços de armazenamento suficientes para guardar tudo. Caixas armazenadoras, prateleiras, nichos, cabideiros, armários e até mesmo móveis baús são aliados úteis e necessários.

Para não se perder na organização, deixe os objetos mais utilizados em lugares de fácil acesso. Os demais podem ficar em caixas em cima do guarda-roupa ou em gavetas. E o mais importante: não esqueça de guardar os itens de volta depois do uso.

3 - Aproveite os espaços verticais

As paredes aparentemente não têm grande utilidade quando se fala em aproveitar espaços, certo? Errado! Elas são grandes aliadas para quem mora em apartamentos pequenos.

Além de abrigarem espaços de armazenamento, como nichos e prateleiras, nas paredes você pode pendurar objetos que ficariam obstruindo o caminho. São soluções bem práticas, que resultam num visual descolado e cheio de personalidade.

Prefira também móveis mais alongados, que vão do chão ao teto, como estantes e armários. Isso representa economia de espaço, e mais possibilidades de armazenamento, além de criar a impressão do pé direito ser mais alto do que realmente é.

4 – Iluminação estratégica, cores claras e espelhos

Em apartamentos pequenos, um bom projeto de iluminação deixa o ambiente mais confortável e agradável. Isso também influencia para que o espaço pareça maior. As luzes de cores mais claras contribuem com essa sensação.

Aliás, as cores neutras devem ser predominantes em toda a decoração. Quando um ambiente tem muitas cores vibrantes ou tons muito escuros, o recinto fica mais carregado, gerando um sentimento de aperto.

E o que não pode faltar quando a proposta é ampliar espaços? A dica é colocar espelhos, de preferência na parede inteira ou nas portas dos roupeiros. A forma de aplicação é indiferente, então use a sua criatividade.

5 – Ambientes integrados

A proposta de ambientes integrados é perfeita para imóveis pequenos. Muitas divisões caracterizam espaços mais limitados. Mas quando as paredes somem, o visual ganha continuidade e os ambientes parecem mais amplos. No lugar delas, você pode utilizar prateleiras vazadas, bancadas ou até mesmo sofás para delimitar a área de cada cômodo.

Outra opção, que surte um efeito semelhante, é apostar em cores diferentes na pintura das paredes. Tome cuidado somente para não errar nas combinações, e não abusar nos contrastes, o que poderia deixar tudo muito pesado.

6 – Portas de correr

Quando se fala em ocupar espaços, as portas tradicionais sempre aparecem como vilãs, pois precisam de uma área livre para a sua abertura. Mas isso não acontece com as portas de correr. Elas são ótimas para apartamentos menores, pois ampliam o espaço para a circulação, e ainda integram os ambientes da sua casa.

Você pode escolher deixá-las abertas para estender o cômodo sem precisar preencher nenhum espaço a mais. Ainda mais se você tiver uma cozinha que seja compacta. As portas de correr deixam o ambiente mais otimizado.

O vidro é o material que mais oferece amplitude, mas se a ideia for manter a privacidade, é recomendado o uso de outros materiais, como a madeira, ou mesmo outras texturas, como o vidro fosco e o jateado.

Criatividade vale ouro

Seja qual for a dica que você escolher seguir, o importante é que a abordagem seja sempre muito criativa e funcional, para aproveitar ao máximo o espaço limitado do apartamento.

Não há regras nesse caso, apenas tendências que já provaram serem eficientes em outras situações semelhantes. Se você tiver dúvidas, consulte a Italínea e tenha sempre a supervisão de um profissional que entende do assunto com móveis planejados de qualidade.

E lembre-se: para o espaço sempre pode haver limites, mas para a criatividade não.

Artigos relacionados

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italinea_timoteo
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.