9 Armadilhas Comuns na Cozinha Planejada

Publicado em 06/09/2023

Compartilhe:

Saiba o que fazer e principalmente o que não fazer na execução do seu projeto de cozinha planejada. Confira!

Sua cozinha planejada vai sair do papel. Esse é um momento feliz! E para que continue sendo, preste bastante atenção em alguns equívocos que costumam ser cometidos, para não transformar o seu sonho em pesadelo.

1. Planejamento inadequado

Não esqueça a função que sua cozinha desempenha. O que isso quer dizer? Que nas áreas mais movimentadas – pia, fogão e geladeira – o espaço deve ser suficiente para as pessoas acessarem e trabalharem confortavelmente.

Ao escolher armários, verifique se as portas não bloquearão seu fluxo de trabalho quando estiverem abertas. Com certeza, você não vai querer as portas da geladeira e do armário batendo uma na outra toda vez que você abrir.

Pense também em quantas pessoas vivem na sua casa e que, em algum momento, elas poderão usar a cozinha ao mesmo tempo. Você vai levar isso em conta na hora de definir quanto espaço de circulação será preciso.

Procure também saber, antes de começar, quantos eletrodomésticos serão usados na cozinha e qual a posição de uso. Isso vai permitir que a instalação das tomadas seja a mais correta possível.

Se você encontrar alguma dificuldade nessa etapa do planejamento, que deve ser cuidadosa, lembre-se que a Italínea é extremamente comprometida com isso e pode te ajudar.

2. Má distribuição de pontos de trabalho

A distribuição adequada dos pontos de trabalho é essencial numa cozinha planejada.

Ter uma bancada faz toda a diferença nesse aspecto. Ela tem sido um item cada vez mais comum na cozinha, e não é por acaso. Esse recurso facilita a preparação de alimentos, além de virar uma área de socialização enquanto você prepara a refeição.

Em alguns casos, a bancada também é uma extensão conectada ao fogão ou pia. Ou seja, uma cozinha planejada com bancada há mais vantagens do que você imagina, deixando seu ambiente prático e otimizado.

3. Falta de espaço de armazenamento

Ter um bom espaço de armazenamento vai te ajudar a cozinhar com muito mais conforto, pois tudo estará no lugar certo.

Com móveis planejados, como armários e balcões, você ganha o dobro de praticidade e otimização de espaço.

E para ter tudo à mão o mais rápido possível, as prateleiras são uma ótima alternativa.

Com elas, você não precisa procurar de porta em porta para achar o que precisa, pois tudo estará à mostra. Além disso, as prateleiras servem para expor itens decorativos como xícaras, taças e pratos. O resultado é uma cozinha otimizada, prática e bem decorada.

4. Iluminação inadequada

A iluminação certa é uma forma de tornar o ambiente mais saudável, evitando esforços para os olhos, deixando-os mais descansados. Se você não colocar as luminárias certas sobre as bancadas, acabará cozinhando na penumbra. 

Posicione a iluminação levemente à sua frente, em vez de diretamente acima ou atrás de você, com luzes direcionadas sobre áreas de trabalho.

A entrada de luz natural também pode fazer uma enorme diferença no ambiente.

5. Escolha incorreta dos materiais

Escolher os materiais sem critério, principalmente o tipo de piso, é um erro básico em uma cozinha planejada. É necessário lembrar que a cozinha é um ambiente molhado e, por isso, precisa de um piso adequado para prevenir acidentes. Ou seja: evite pisos lisos. 

Prefira também as opções que sejam fáceis de limpar com mais frequência, já que sujam com muita facilidade, até pelas circunstâncias de uma cozinha. 

Além disso, alguns tipos de piso devem ser evitados, pois não são tão resistentes à água, como os de madeira e derivados. Portanto, evite-os.

6. Falta de ventilação adequada

Questões relacionadas à estética acabam negligenciando outros fatores igualmente importantes, como a ventilação, por exemplo. Quando isso acontece, a probabilidade de terminar com uma cozinha abafada, quente e desconfortável é grande.

Para evitar que isso aconteça, primeiro é preciso identificar os motivos da falta de ventilação, como o tipo de telhado usado na construção, a posição do cômodo em relação ao sol, o tamanho das janelas, enfim, tudo o que pode acabar bloqueando a entrada de ar na casa.

Então, invista em janelas maiores e, se for o caso, use exaustores. Além de tornar o ambiente mais agradável e fresco, esses equipamentos minimizam o cheiro de fritura e fumaça que podem impregnar nas roupas e se espalhar pelos outros cômodos da casa.

Procure posicionar as janelas seguindo a direção do vento. Desse modo, o ar pode entrar por uma janela e sair por outra, o que garante a constante renovação de ar.

7. Ignorar a ergonomia

Já que você vai optar por móveis planejados, a atenção deve ser redobrada para a altura das bancadas, armários e pias. Se você tiver que se curvar para realizar qualquer atividade, ou se esticar demais para alcançar algum objeto, isso, a longo prazo, pode acarretar lesões. Para isso, é preciso levar em conta a rotina e as características físicas de todos os moradores da casa.

8. Excesso de tendências passageiras

Há várias tendências que estão ficando para trás quando se trata de cozinhas planejadas. Por exemplo, fazer tudo em branco está com os dias contados. A maioria dos designers acredita que as cozinhas mais novas devem ter dois ou três tons contrastantes e complementares. Isso abre espaço para a volta dos armários de madeira escura.
 
Espaços abertos e cozinhas americanas são tópicos controversos no mundo do design no momento. Embora seja prático para alguns, muitas pessoas se cansaram dessa escolha em um mundo pós-pandemia. Ninguém mais quer ver pratos sujos e caixas de cereal enquanto janta ou se diverte. Por isso, muita gente está construindo paredes para separar suas cozinhas de suas salas de jantar. É o estilo mais tradicional que está voltando.

9. Orçamento mal planejado

Para não ter problemas de orçamento, é importante ter, antes de mais nada, uma referência ou valor máximo de investimento que você pretende disponibilizar para o projeto.

Além disso, evite materiais de baixa qualidade, que podem exigir substituição. Você conhece o ditado: o barato sai caro.

Também é preciso estar de olho no desperdício de materiais, para evitar dinheiro jogado literalmente na lata de lixo.

É isso. Siga as dicas e acerte na hora de colocar em prática seu projeto de cozinha planejada. A Italínea está com você na realização desse sonho.

Artigos relacionados

Bancada funcional: a essência da cozinha planejada
Sala com cozinha americana integrada: harmonize os ambientes
O que não pode faltar em uma cozinha planejada?

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italinea_timoteo
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.