7 Dicas para Otimizar o Espaço do seu Banheiro Pequeno

Publicado em 01/09/2023

Compartilhe:

 Banheiro pequeno? Transforme-o com nossas 7 dicas de otimização. Aproveite cada centímetro! Saiba mais!

Ter um banheiro espaçoso nem sempre é possível. Mas apesar de muitas vezes esse cômodo ter um tamanho reduzido, há várias formas de decorar e otimizar o ambiente, sem deixar o conforto de lado. E para isso, nem sempre é preciso investir muito ou fazer uma grande reforma. Existem maneiras de transformar o seu banheiro e aproveitar ao máximo o espaço disponível de forma simples e criativa.

Inicie optando por móveis planejados e compactos. Investir nessa opção vai garantir que cada canto do ambiente seja aproveitado da melhor forma, sem atrapalhar a circulação e o funcionamento do banheiro. Além disso, peças sob medida vão proporcionar um banheiro charmoso e totalmente personalizado.

Confira algumas outras dicas sobre o assunto e comece já a planejar um banheiro pequeno e moderno, cheio de estilo.

Organização é a chave

Banheiros reduzidos exigem uma maior organização para garantir um ambiente prático no dia a dia.
 
É importante pensar em soluções práticas nos detalhes do banheiro pequeno, como, por exemplo, um suporte para secador de cabelo ou um organizador de escovas de dentes.

Você também pode utilizar ganchos atrás da porta, caixas organizadoras e outros suportes.

Decoração minimalista

A escolha de itens certos pode fazer toda a diferença na hora da decoração. Opte por composições minimalistas. Evite o excesso e acúmulo de itens, decore apenas com o que for essencial e indispensável. Um banheiro planejado moderno pequeno pode ser o resultado também de decorações mais minimalistas que deixam com aspecto expansivo e de estilo.
 
Objetos simples como bandejas, cestas e kits para produtos são ótimas opções para otimizar o espaço e deixar o ambiente mais aconchegante e funcional.

Luz branca é melhor

As lâmpadas apresentam opções de cores diferentes no que se refere às luzes que emanam no ambiente. Por isso, quando você for escolher o modelo para seu banheiro, prefira as de luz branca, pois essa tonalidade fria gera amplitude e cria uma atmosfera mais homogênea. Ou seja, a iluminação dará a impressão de que o cômodo é maior do que realmente é.

E lembre-se sempre de que as lâmpadas de LED são mais eficientes e não esquentam, proporcionando uma iluminação de qualidade associada a uma boa economia na conta de energia.

Não dispense também uma boa iluminação natural, mantendo a janela do banheiro sempre aberta e livre de qualquer barreira que possa bloquear a entrada do sol, como cortinas, plantas ou outro objeto.

Prefira cores claras

A escolha das cores no ambiente são muito importantes, então se a preocupação é ampliar áreas pequenas, as tonalidades mais claras são responsáveis por isso, além de trazerem a sensação de limpeza. Então, prefira sempre no seu banheiro a pintura ou os revestimentos brancos, beges e acinzentados.
 
Tons pastéis e pouco saturados também funcionam bem nesse aspecto, abrindo espaço para cores como lilás, verde-água ou salmão. 
Outra vantagem das cores claras: refletem melhor a luz, natural ou artificial, contribuindo para uma melhor distribuição da claridade.

Espelhos amplificam o ambiente

O espelho pode ser um grande aliado do banheiro pequeno e moderno, pois dá a impressão de que a área foi replicada, que o tamanho total do cômodo aumentou.

Você pode apostar em tamanhos grandes, pois quanto maior o espelho, mais amplitude ele dará.

Preste atenção para que a moldura não seja muito espessa e chamativa. Espelhos com bordas chanfradas aderem melhor às paredes e dão a sensação de que se integraram a elas, potencializando o seu efeito.

Atenção na escolha do box

Outra estratégia interessante para adotar em banheiros compactos é a instalação de um box de vidro, de preferência em modelos lisos e transparentes, sem adição de cor, efeitos ou texturas. Com ele, você cria continuidade e faz com que toda a área do banho seja imediatamente visualizada, sem causar sensação de aperto.
 
E a melhor porta, nesse caso, é a de correr, pois não atrapalha a circulação no banheiro pequeno e nem ocupa espaço desnecessário. Se mesmo assim você quiser optar pelos modelos tradicionais de abrir, prefira aqueles com abertura em 180°.

Aproveite bem cada espaço disponível

Se a proposta é valorizar cada pedacinho de parede, os nichos são uma alternativa recomendável. Eles trazem amplitude e funcionalidade. Com eles, você consegue verticalizar a sua decoração, sem sufocar o ambiente, e deixa produtos de uso diário, como escovas, artigos de higiene e skincare, bem ao alcance da mão.
 
Além dos nichos, aproveite ao máximo as paredes para instalar armários, prateleiras, bancadas, e assim por diante. O espaço acima do vaso sanitário, por exemplo, geralmente não é muito bem aproveitado, então fica a dica. Ele pode muito bem servir para colocar revistas, toalhas, objetos de higiene pessoal, entre outros. Só tome o cuidado de não encher demais o banheiro, pois assim ele acaba perdendo a sensação de profundidade.

Agora é com você

Viu só como é importante saber aproveitar cada espaço de um banheiro pequeno? Assim você ganha em otimização e seu cômodo se torna confortável, cheio de personalidade. Inspire-se nessas dicas quando for pensar no seu projeto. Invista no seu banheiro com móveis planejados e conte sempre com a Italínea.

Artigos relacionados

3 Dicas para deixar seu banheiro cheio de estilo
5 ideias de decoração para banheiros
Modernize seu banheiro com pequenas mudanças

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italinea_timoteo
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.