Cloffice: 4 inspirações para criar um escritório prático

Publicado em 31/07/2023

Compartilhe:

Crie seu cloffice perfeito com 4 inspirações práticas. Transforme seu espaço em um escritório funcional e cheio de estilo. Veja agora

A integração de ambientes é uma tendência que está cada vez mais forte dentro da arquitetura e do design de interiores. Uma das razões para o crescimento desse modelo é a sensação de amplitude que ele proporciona em residências pequenas.

Quando há pouco espaço na hora de dividir os cômodos, é possível buscar algumas alternativas diferentes e criativas, como o cloffice. Você também já deve ter ouvido falar em outros exemplos similares, que não são incomuns nos dias atuais, como os lofts e studios, que contam com quarto integrado à sala e à cozinha.

Com apartamentos menores, a necessidade de integrar se tornou maior. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o que é o cloffice e dar algumas ideias para você começar a tirar o seu projeto de escritório planejado moderno do papel.

O que é o cloffice?

O cloffice é a junção do closet com o home office. Com a pandemia e a intensificação do trabalho on-line, muitas pessoas tiveram que transformar sua casa em um escritório particular, e por que não fazer isso dentro de um armário embutido? Foi assim que surgiu esse novo conceito.

De acordo com o Pinterest Predicts, os espaços multifuncionais estão ganhando destaque dentro do mundo do design e, por isso, entram em cena os escritórios planejados e criativos. 

Apesar da ideia parecer um pouco maluca, Larkin Brown, líder de Pesquisa e Experiência do Usuário do Pinterest, comenta: “Passando mais dias em casa, muitos de nós tivemos que criar espaços multifuncionais para todos os tipos de atividades do dia a dia. Nesse cenário, o armário pode ser o lugar onde os proprietários encontram a sua individualidade, silêncio e espaço extra".

Como criar um cloffice? 4 ideias para se inspirar

As vantagens de um home office planejado dentro de um armário são muitas. Além de prático, ele garante uma boa otimização do seu espaço, aproveitando uma área já existente. Para completar, ele também é multifuncional, já que funciona tanto como guarda-roupa quanto como um local de trabalho.

Se você ainda não tem ideia de como começar a criar o seu projeto, confira algumas dicas e inspirações.

1. Escritório com iluminação localizada

O problema de alguns cloffices é que a luz natural não chega com facilidade, já que, geralmente, não há muitas janelas no ambiente, e a luz artificial não conta com um bom alcance. Portanto, para ter mais luminosidade durante o seu expediente, invista em luminárias retráteis, que podem ser ajustadas e movimentadas como você desejar.

Fitas de LED e spots de lâmpadas com luz direcional também funcionam muito bem, pois iluminam com a intensidade ideal para trabalhos longos que exigem foco e concentração.

2. Mesa ergonômica

Pensar em uma bancada de trabalho que seja confortável e saudável para a sua postura é fundamental. Planeje a altura da mesa e da cadeira, e alinhe os demais equipamentos, como impressoras, teclado, mouse, caixas de som, cadernos e outros itens.

Sempre busque manter o ambiente limpo, organizado e bem dividido, já que, você corre o risco de prejudicar a sua rotina ao misturar itens pessoais do seu armário com seus equipamentos de trabalho.

3. Portas de correr

Para ter um escritório funcionando perfeitamente, prefira armários com porta de correr, já que são mais práticas e também otimizam o espaço. Além disso, elas oferecem a privacidade necessária para que você faça vídeo-chamadas e se concentre, caso alguém entre no seu quarto.

A grande desvantagem das portas de ângulo aberto é que elas impedem que a iluminação alcance a sua mesa e outras áreas distantes. Aqui vai uma dica extra: adicione um espelho para criar uma sensação ainda maior de amplitude no local.

4. Organizadores

Para finalizar, que tal incorporar ao seu home office algumas caixas, cestas e potes para guardar os seus pertences? Como já mencionamos antes, a desorganização pode afetar a sua produtividade e é muito fácil de isso acontecer em um ambiente que contém objetos da sua vida pessoal e profissional.

No projeto do seu cloffice, peça para que incluam gavetas e nichos de armazenamento. Dessa maneira, você pode manter o seu notebook e os seus materiais em um espaço feito especialmente para eles.

Conseguiu se inspirar? Aproveite nossas dicas e comece a criar o seu escritório planejado com a Italínea. Contamos com profissionais especializados que desenvolvem projetos de qualidade para que você viva os melhores momentos no seu lar. Entre em contato e faça um orçamento. Invista no seu sonho de móveis planejados!

Artigos relacionados

Como otimizar os espaços com acessórios e soluções Italínea
5 truques para ampliar ambientes
Como decorar seu home?

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@italinea_timoteo
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.